DIA NACIONAL DE COMBATE À SÍFILIS

Veja na integra tudo sobre essa notícia.

DIA NACIONAL DE COMBATE À SÍFILIS

O Dia Nacional de Combate à Sífilis, tradicionalmente celebrado no terceiro sábado do mês de outubro, marca a luta contra a doença, que, nos últimos anos, voltou a crescer no Brasil e no mundo. Em Central de Minas, para conscientizar a população sobre a importância da prevenção dessa Infecção Sexualmente Transmissível (IST), a prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo uma campanha educativa, que envolve ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, além de publicações informativas nas plataformas digitais oficiais do município. As atividades ocorrem ao longo deste mês e são abertas a toda a população.
A situação da sífilis é preocupante em todo o Brasil e pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto que faz sexo sem camisinha, como também a do bebê que pode ser infectado pela mãe durante a gestação. A sífilis congênita é uma das formas mais graves da doença e pode causar má formação no feto.
A melhor forma de prevenção é o uso correto e regular da camisinha feminina e/ou masculina. A testagem e o acompanhamento das gestantes e parceiros sexuais durante o pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita.
No Município de Central de Minas, são ofertados de forma gratuita nas UBSs o Teste Rápido, Preservativos, e em caso de diagnósticos o tratamento e acompanhamento da sífilis no adulto. Os pacientes infectados devem seguir todo o tratamento e fazer o monitoramento da doença até a cura.